novembro 30, 2015

19

O espectáculo é o herdeiro de toda a fraqueza do projecto filosófico ocidental que foi uma compreensão da actividade dominada pelas categorias do ver; do mesmo modo que se baseia no incessante alargamento da racionalidade técnica precisa, proveniente deste pensamento. Ele não realiza a filosofia, filosofa a realidade. É a vida concreta de todos que se degradou em universo especulativo

("a sociedade do espectáculo", Guy Debord)

novembro 27, 2015

Diga coisas Sr. Bolaño


Não gostava da unanimidade eclesiástica, clerical dos comunistas. Sempre fui de esquerda e não ia virar à direita só por não gostar dos sacerdotes comunistas, pelo que me tornei trotskista. O problema é que, uma vez no seio dos trotskistas, também não gostei da unanimidade clerical deles, pelo que acabei por ser anarquista. A unanimidade aborrece-me imenso. Sempre que me apercebo que toda a gente está de acordo em alguma coisa, sempre que vejo que toda a gente está a fazer coro para amaldiçoar alguma coisa, aflora-me qualquer coisa à pele que me faz rejeitá-la. 

(in entrevista a Eliseo Álvarez, 2005)

novembro 18, 2015

Longa se torna a espera



a versão da Sétima Legião:




A versão do Sr. Silva e seus acólitos sustenta que estes dispõem de todo o tempo do mundo. O processo de mumificação das eleições do passado dia 4 de Outubro de 2015 está em curso. Bem hajam. 



(AJG)

novembro 16, 2015

lembras-te querida?



OITO MILHÕES de euros depois


A Câmara de Braga tinha gasto oito milhões de euros na tal estrutura (diz que seria uma piscina olímpica), mas não tinha dinheiro para terminá-la (desde 2008). Pronto, não se fala mais nisso. Entretanto resolveu ceder a dita (onde já havia gasto OITO MILHÕES) ao SC Braga para este (supostamente) construir um pavilhão multiusos. Sucede que o Braga praticamente não tem modalidades profissionais de pavilhão (talvez faça jeito à secção de natação ou de futebol de praia), mesmo o futsal é uma parceria com AAUM (Associação Académica da Universidade do Minho). Pergunta(s): já agora, onde ficam o ABC e o Hóquei Clube de Braga na fotografia? Não ficam? Não são da cidade? Mais milhões menos milhões, lá ficaremos nós enfeitados com mais um desses elefantes brancos da modernidade. Talvez o sr. Carreira apareça para a inauguração. E não se fala mais nisso.

novembro 14, 2015

...

Isto não é Paris
nem são cinco da tarde
nem chove
nem há cómicos na rua
e tampouco nesta esquina
desta cidade que não é Paris
há um realejo surpreendido
e um pintor boémio
e uma garrafa de vinho
porque às cinco da tarde
esta cidade não é Paris
e não existe um amor curioso
escondido atrás da cortina
enquanto Edith Piaf canta
Les amants de Paris
Nem a recordação do Sena
me leva as minhas memórias tristes
desta cidade sem noite
nem espelhos de mel
e não minto se disser
que Paul Éluard saiu do meu quarto
com asas de melro branco
pela janela desta cidade
que não tem pombas nem bêbados alegres
porque às cinco da tarde
esta cidade não é Paris.


"Isto não é Paris", Uberto Stabile

novembro 08, 2015

O silêncio do abandono ou o abandono silenciado?





Há duas formas de olhar para as rápidas transformações por que o mundo passa. Muitos vêem sobretudo o que muda, outros procuram surpreender o que, a despeito delas, permanece.
Orlando Ribeiro


Faz falta um outro livro com as novas ruínas, essas ruínas novíssimas que engalanam o nosso país: edifícios inacabados, com os seus esqueletos ao leu (não faltam aqui por Braga), edifícios abandonados à nascença, despejados no lixo (e alegres recipientes de lixo), edifícios abandonados por desleixo por incompetência por manifesta falta de condições; estradas que não vão dar a lado nenhum, auto-estradas em duplicado triplicando os custos para todos ao longo da sua morte lenta. Tudo isto dá bem com os cortinados da sala de visitas da nossa modernidade serôdia, esse progresso que nos alimenta, enfeitando-nos os dias. Outras ruínas se vislumbram e são de carne e osso (ou eram). 

le coq sportif

novembro 04, 2015

Cidade(s) fantasma

Kilamba Kiaxi: O (pseudo) urbanismo ao serviço do poder. Diz que Angola é uma democracia, deve ser daquelas que alguns denominam, sem se rir, de "musculadas". Uma questão de poder pagar o ginásio...

novembro 03, 2015

Crónica de uma morte anunciada


Calvão da Silva daria certamente um bom regente da disciplina de religião e moral. Como é que este senhor chegou a ministro é que não conseguimos conceber. Rogai por nós...